21ª Edição (2025)
O Concurso Regional do Politécnico de Leiria referente à 21ª edição do Poliempreende aconteceu no dia 12 de junho de 2025 no Auditório dos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.
1º Prémio
Concurso Regional no Politécnico de Leiria
PhytoGuardium
A PhytoGuardium é uma startup portuguesa de biotecnologia que desenvolve biopesticidas sustentáveis a partir de macroalgas marinhas, com foco na agricultura frutícola. O produto inicial, StemphyBlock, visa combater a estenfiliose na cultura da Pera Rocha com uma solução eficaz, natural e alinhada com os princípios da economia circular e agricultura biológica. A inovação está no uso de algas invasoras como fonte de compostos bioativos com atividade antifúngica comprovada, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e redução de pesticidas sintéticos.
A equipa do PhytoGuardium, constituída por Tânia Vicente, estudante de doutoramento, e Carina Félix e Marco Lemos, professores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria e investigadores do MARE – IPLeiria
2º Prémio
Concurso Regional no Politécnico de Leiria
FoodCycle Innovations
A FoodCycle Innovations é uma startup de base tecnológica que desenvolve produtos alimentares inovadores aproveitando coprodutos e excedentes da indústria alimentar. A empresa nasce com a missão de reduzir o desperdício alimentar através da economia circular, transformando resíduos em produtos de alto valor nutricional. As fundadoras, duas investigadoras doutoradas, uniram a experiência científica à visão de mercado para criar alimentos inovadores e sustentáveis, tais como salsichas de pescado com algas, snacks impressos em 3D a partir de ingredientes alternativos e suplementos alimentares de recursos marinhos.
A equipa da FoodCycle Innovations é composta por Filipa Pinto e Sónia Barroso, ambas investigadoras do MARE-IPLeiria.
3º Prémio
Concurso Regional no Politécnico de Leiria
AquaLab
O AquaLab é um sistema inovador de drones aquáticos autónomos para monitorizar a qualidade da água em tempo real. Equipado com sensores (pH, turbidez, temperatura, condutividade elétrica, entre outros), recolhe e transmite dados em tempo real, permitindo a recolha automatizada de amostras. Integra uma plataforma digital para análise e relatórios inteligentes, facilitando decisões rápidas e eficazes. Inclui também uma versão educativa (Kit AquaLab).
A equipa é formada por Guilherme Cruz, Dinis Roxo e Gonçalo Ferreira, estudantes de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria.

